Dia da Língua Russa internacional
Dia 6 de Junho é o dia da Língua Russa internacional, comemorado no aniversário de Alexander Sergueievitch Pushkin . Alexander Sergueievitch Pushkin é um grande escritor e poeta e o fundador da linguagem literária moderna.
O feriado foi estabelecido em 2010 na ONU e um ano depois na própria Rússia. Há algumas coisas que mudaram durante este longo período de tempo, e portanto contribuíram à evolução de Russo.
O alfabeto
Nosso alfabeto moderno, que foi ensinado na escola fundamental, não é o que o Cyril e o Methodius ( os criadores de alfabeto cirílico) originalmente inventaram . Havia 43 letras no alfabeto cirílico eslavo antigo original, e no nosso alfabeto atual existem apenas 33 letras.
O alfabeto moderno apareceu apenas 98 anos atrás, quando o governo soviético recém-formado emitiu um decreto. O decreto foi “Sobre a introdução de uma nova ortografia” . Essa foi a terceira grande reforma da língua russa em sua história.
A reforma
Graças à reforma de 1918, o estudo do idioma russo ficou mais fácil. E nas condições da época, essa era a tarefa mais urgente.
O analfabetismo
De acordo com a estatística de 1919, apenas 41,7% da população do país com 8 anos ou mais de idade sabia ler e escrever, em conclusão mais da metade dos habitantes do país era totalmente analfabeta. A população não sabia escrever cartas e declarações. A população não sabia ler o nome de sua cidade natal e até mesmo seu sobrenome.
É lógico que foi no mesmo ano que foi emitido um decreto “Sobre a eliminação do analfabetismo ”, que lançou as bases para um programa educacional em larga escala, em 1920-1920. O governo gastou cerca de 12% do orçamento em educação anualmente. O mundo mudou.
Como a União Soviética ajudou a língua russa?
Devido à criação da União Soviética e criação de um bloco territorial Russo. a Rússia adquiriu cerca de 270 milhões de falantes até anos 80 do século XX. Atualmente,em termos de prevalência, a língua russa ocupa o 4º lugar no mundo, perdendo apenas para o inglês, o chinês e o espanhol.
O surgimento do interesse pela língua russa
Uma onda de interesse pela língua russa começou em 2000. Isto se deve em grande parte ao fato de que a reação anti-russa e o preconceito desapareceram. Isso de lugar à cooperação e ao interesse econômico mútuo dos países de Ocidente e Oriente. Com o desenvolvimento ativo dos negócios, a criação de empresas e empresas internacionais, o aumento do número de turistas, tanto a saída da Rússia e aqueles que vêm para o nosso país, o número de pessoas que utilizam a língua russa na comunicação está aumentando a cada ano.
A expansão da língua no mundo
Hoje, a prevalência da língua russa no planeta pode ser estimada da seguinte forma:
• Cerca de 170 milhões de pessoas falam russo.
• Cerca de 350 milhões de pessoas o entendem bem.
• 180 milhões de estrangeiros estudam o idioma russo.
A língua russa, de uma maneira ou outra, é ensinada em cerca de 100 países. Em 79, existem programas universitários acadêmicos. Nos anos 54, ela foi incluída no sistema escolar.
Qual posição mundial de interesse de estudo da língua?
Hoje o idioma russo compartilha com o espanhol o quarto lugar no número de pessoas que querem estudá-lo como l. Atualmente, o número dessas pessoas é de 6% da população total da União Europeia. O interesse pela língua russa no exterior também é demonstrado por quem não conhece a língua. As pessoas querem saber mais sobre os eventos que ocorrem na Rússia.
Parceria de linguagem
Cerca de 300 estações de rádio transmitem programas em Russo no mundo. Existem publicações russas que imprimem notícias em idiomas dos países parceiros, colaborando com meios de comunicação estrangeiros conhecidos.
1 Comentário
MEU INTERESSE FOI BASICAMENTE POR CAUSA DAS LETRAS DIFERENTES, EU QUERIA SABER O QUE ESTAVA ESCRITO..