Os fatos sobre Vodka que você possa não saber

por Yulia Makarochkina
vodka

Vodka já virou o sinônimo da Rússia, porém sempre há uma coisinha nova que pode não fazer a parte do seu conhecimento.

Veja algumas delas:

1. Você sabia que a Vodka foi estudada por famoso cientista russo Dmitry Mendeleev? Tudo começou há 154 anos.Em 1865 Dmitry Mendeleev defendeu sua dissertação de doutorado sobre o tema “Sobre a conexão do álcool com a água”. Ele também insistiu em patentear a vodka russa.  O termo “vodka” foi oficialmente consagrado no decreto da rainha Elizabeth I dia 8 de junho de 1751. Antes disso, a bebida era chamada de “vinho do pão“, “meio vinho“, “bebida alcoólica“, etc.

Dmitry Mendeleev

Dmitry Mendeleev

2. A qualidade mais valiosa da vodka é a falta de sabor. Idealmente, a vodka de alta qualidade pode ser bebida como a água sem se estremecer do sabor.

3.  A vodka mais forte do mundo é feita na Escócia, na fábrica da empresa Pincer. Sua força é de 88,8 graus. Tal vodka é feita para o mercado chinês, como na China o número 8 é considerado um número da sorte. O custo de uma garrafa de tal bebida é de cerca de US $ 140.

4. Existe uma vodka negra. Ela é  produzida no Reino Unido sob a marca Blavod. Além de sua cor incomum, não é absolutamente diferente da vodka comum em termos de propriedades e sabor.

vodka negra blavod
vodka negra blavod

5. Em comparação com outras bebidas alcoólicas, Vodka é a bebida mais limpa do mundo, com o menor teor de óleo fusel.

6. De 1977 a 1982, a Polônia e a URSS argumentaram em tribunal sobre a prioridade da produção de vodka como bebida nacional russa. O caso foi vencido  pela União Soviética por uma decisão de arbitragem internacional.

7. Até 1885, no Império Russo, a porção mínima de vodka que poderia ser comprada para levar em uma taverna era um balde, ou seja, 12,3 litros.

8. 50 gramas de vodka exacerbam a atividade mental 30 minutos após a ingestão. No entanto, a reação e a precisão dos movimentos tornam-se maçantes.

9. A vodka escocesa é também a mais cara – assim chamada Vodka  “Diva” custa de 4 mil a 1 milhão de dólares por garrafa. No entanto, esta vodka é tão cara por causa de garrafas incrustadas de jóias.

10. Apesar de ser mundialmente consumida, Vodka continua no topo de consumo em tais países como Rússia, Ucrânia, Polônia.

11. Na Polônia, a primeira menção do nome “wódka”, no sentido de um licor, foi registrada por escrito em 1405. Nas fontes russas, o nome “vodka” foi mencionado pela primeira vez apenas em 1533. No entanto, por decisão da arbitragem internacional de 1982, a vodka foi reconhecida como a bebida alcoólica russa original.

12. Durante o tempo de Catarina II, a vodka era considerada a bebida mais elitista do mundo.

13. Aqueles que dizem que a vodka não estraga estão enganados. Prazo de validade da vodka é de 12 meses. 14. Na França, existem duas definições de vodka: vodka – para produto russo e wodka – para polonês.

1 Comentário

Sergio Mota e Silva Julho 31, 2020 - 23:31

OLÁ YULIA estudei russo tempos atrás mas esqueci porque são raras as pessoas que falam russo aqui em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.E agora quero voltar a aprender o idioma Russo. Quanto custa para ter aulas contigo ?
Um abraço de Sergio Mota e Silva.

Responder

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saber mais