História dos alunos do curso de russo

por Yulia Makarochkina

Veja histórias com a língua russa que meus alunos compartilharam comigo!

Привет!

Desde pequena sempre fui apaixonada por idiomas e gastava cada centavo da minha pequena mesada, em dicionários e guias de frases para viagens, rsrsr! Sempre acreditei que a melhor forma de conhecer uma nova cultura é a partir de sua língua, entender como se comunicam e com isso conseguir cobrir todo o resto.

De uns meses pra cá me vi fascinada por um alfabeto em particular. Nele eu via traços de letras gregas, outras letras “espelhadas” e sons diferentes em letras que até então eram bem familiares a mim. Eu estava diante da língua russa e do alfabeto cirílico! Foi amor à primeira vista, rsrsrs. Daí então mergulhei de cabeça em busca de aprendê-lo o quanto antes e não parei mais. Criei listas de filmes e músicas tradicionais russas, textos e até desenhos animados em russo tenho assistido com meus filhos!

Ser apresentado à língua russa é muito perigoso! Meus planos atuais incluem visitar a Rússia, conseguir ler clássicos da literatura no idioma original e principalmente superar a mim mesma ao adicionar mais uma língua estrangeira na mente e no coração! 

Yulia! Vou lhe encaminhar a lista de músicas que tenho no celular. Uma coisa que me ajudou muito a escolher algumas delas foi o fato de que alguns sites contam “histórias” a respeito da origem delas ou curiosidades sobre a época em que elas foram lançadas, etc. Isso sempre me deixa muito curiosa para ouvi-las. 

RUSSIAN SONGS

(ДДТ – Что такое осень (Official video)

(Земфира – Блюз)

(Nautilus Pompilius – Прощальное Письмо)

(KINO – Zvezda Po Imeni Solntse / A Star Called Sun)

(АлоэВера– Несуразная) AMEI ESSA

(Баста ft. Город 312 – Обернись)

(Ой, Мороз, Мороз!” текст “Oh! Frost, Frost!” with lyrics) AMEEEEI

(“Kalinka”)

(Тату – Я Сошла С Ума/Tatu – All the things she said (Russian Lyrics)

(Пелагея – Чёрный ворон = Pelageya – Chorniy Voron (lyrics + translation)

(Crocodile Gena’s Song Песенка крокодила Гены)

(Katyusha- Катюша with English Subtitles)

(Ваше благородие) Também assisti o filme e gostei

“Definitivamente o meu interesse pela Rússia, de modo geral, começou na universidade de engenharia, onde tive um professor russo muito excêntrico de uma disciplina de engenharia, talvez com uma fama até “sombria” uma vez que trabalhou com pesquisas na área militar no período da União Soviética. Era considerado uma espécie de “mito local” na universidade pelo título e tema da sua tese de doutorado ser “confidencial” e pelo conhecimento matemático e postura dentro de sala de aula serem no mínimo não-usuais, se comparados aos demais professores brasileiros. Terminei por conquistar uma bolsa de pesquisa sob orientação dele, com quem convivi por quase três anos.

           O idioma russo até então não era um foco, uma vez que na época eu já estudava inglês (e tentava miseravelmente o alemão), embora eu possuísse um magnetismo para a cultura internacional, tinha uma admiração exclusivamente profissional e científica pelo país. Foi então que por um acaso do destino iniciaram os estudos no curso de letras da minha universidade duas alunas intercambistas siberianas, as quais conheci imediatamente após a chegada, uma vez que eu praticamente morava no escritório de relações internacionais da universidade, e vi a necessidade imediata de promover um encontro entre elas e meu professor, isso seria o mais perto que já tive de sair do país. Não fazia ideia de que havia conhecido ali minha futura namorada.

          Começou então a minha imersão na cultura russa mesmo nunca tendo pisado no país, e finalmente abri os olhos para algo que eu nunca imaginei. Eu senti como o Brasil é culturalmente e socialmente um apêndice dos Estados Unidos, há quem discorde, mas os conceitos de arte e da própria de beleza se reinventaram para mim quando li meu primeiro livro de Dostoiévski, quando ouvi o primeiro rock’n roll que vinha não do blues/country americano, mas de um ritmo folclórico russo, quando apreciei as cores fortes e contrastantes até mesmo da tapeçaria soviética, que eu sempre ignorei e tomei como “coisa de gente estranha” com a mente agora totalmente aberta, sem falar do Tchaikovsky, que se tornou uma paixão que não cabe nesse texto. E no meu processo espontâneo de “desocidentalização” acabei, por obra do destino, começando um namoro com uma das alunas siberianas, o que só veio a solidificar meu apego pela Rússia.

          Por fim, quando entendi que toda essa experiência de vários anos não representa o que deve somar 1% do acumulado cultural desse país, e que o único caminho para um conhecimento mais pleno de uma cultura só é possível através do próprio idioma, aprender russo deixou de ser uma vontade e tornou-se uma necessidade. Espero do fundo do coração que mais pessoas não precisem de um impulso tão complexo para abrirem os olhos para esse idioma e esse país maravilhosos.”

 

Спасибо большое за внимание!
Atenciosamente,

 “Meu interesse pelo idioma russo começou do interesse pela Rússia.Quando ouvia músicas clássicas de grandes compositores como Rachmaninoff, Tchaikovsky, Shostakovitch, Stravinsky, Prokofiev, ficava me indagando sobre como seria o local que viviam esses grandes gênios.

Mesmo sabendo muito pouco sobre o país, vide o Ballet Bolshoi e a arquitetura tradicional conhecida mundialmente, já tinha vontade de saber mais sobre a Rússia e gostaria de adotar o russo como o quarto idioma a ser aprendido. Foi quando conheci o curso da Yulia. Logo após assistir ao filme “Doutor Jivago” com meu pai, fiquei mais curiosa ainda para descobrir os mistérios sobre o alfabeto cirílico e sobre a vida cultural russa. 

Após me inscrever no curso e receber conteúdo de alta qualidade, fiquei muito satisfeita de ver meu progresso ser reconhecido e acompanhado pela professora. Além disso, a cada passo, tenho a oportunidade de consolidar meu aprendizado de maneira eficaz com a prática e o método desenvolvido pela professora. 

Estou muito contente de já saber ler em russo e de estar construindo meu vocabulário a cada aula, tornando esse aprendizado uma experiência gratificante e inesquecível. Portanto, recomendo o curso oferecido a todos que desejam aprender esse idioma tão bonito. 

Gratidão pelo carinho e dedicação da professora Yulia ao seu trabalho.” 

Atenciosamente, 

Minha história com a Rússia começou em 2013. Nessa época conheci a rede social VKontakte e cheguei a fazer alguns amigos online. Apesar de ser fascinado por culturas diferentes não conhecia muito sobre a Rússia. O pouco que conhecia eram esteriótipos clássicos com vodca e loucuras, desses que a gente vê pela internet.

O tempo passou e em 2017 depois de conversar com uma amiga russa me bateu a curiosidade de conhecer o alfabeto cirílico. A princípio só estava curioso em saber o som e significado de cada letra, mas quando menos percebi já estava lendo em russo, mesmo sem entender nada.

As amizades vieram e se foram mas minha paixão pela Rússia cresceram. Já não me bastava conhecer algumas palavras e frases eu queria poder dominar por completo esse idioma. Desde então tenho estudado arduamente por conta própria e pretendo realizar esse sonho de pisar em solo vermelho algum dia.

Oi, me chamo Thiago Melo. Vou compartilhar uma nova visão com relação a dificuldade do idioma russo.

 

 

Todo idioma é o reflexo de seu povo nativo

Idiomas são modificados e evoluem a partir de nossas necessidades e uso diário. Se vivemos em um ambiente de guerra, automaticamente adaptamos nossa fala a esse ambiente, formando sentenças mais diretas ao ponto, por exemplo, para evitar o desperdício de tempo, o que é decisivo em um combate. É preciso comunicar uma ideia de forma precisa e rápida. Essa foi a primeira coisa que percebi no idioma russo, é uma língua bem direta ao ponto, você pode expressar ideias, muitas vezes, sem necessidade de criar sentenças longas, às vezes basta apenas algumas palavrinhas para expressar uma ideia um tanto quanto complexa.

Esse aspecto do idioma russo faz do mesmo um idioma mais complicado de ser aprendido, pois podemos não estar acostumados a processar muitas informações e nuances com tão poucas palavras, entende? Mas, por outro lado, não seria uma maravilha quando você, finalmente, “dominasse” tal habilidade? Isso vai te ajudar a ter mais produtividade em suas conversas e tirar conclusões de forma mais rápida e efetiva. Incrível, não acha?

 

Queridos casos gramaticais

Você tem medo deles, né? É, fiquei sabendo. A partir de agora você vai amá-los! Já parou para pensar na utilidade desse trem que chamamos de casos gramaticais?

Idiomas não fazem sentido porque são criações humanas e nem sempre nós, humanos, fazemos sentido, certo? Alguns idiomas até nos limitam na hora de formar sentenças por conta de suas regras, algumas palavras necessariamente precisam vir antes (ou depois) de outras para fazerem sentido. Mas não o idioma russo, haha! 

Os casos gramaticais te permitem misturar as palavras e colocá-las onde você bem quiser, e mesmo assim sua mensagem será entendida com sucesso. Você pode dizer;

Aquele cachorro é bonitinho;

Bonitinho aquele cachorro é;

Cachorro aquele é bonitinho;

É cachorro aquele bonitinho;

Deu para entender? Que demais, não é!?

Essa flexibilidade mental vai te permitir mais criatividade e a adicionar nuances na sua comunicação, graças aos queridos casos gramaticais. Eu amo a língua russa!

 

Conclusão

No fim das contas, a língua russa é complexa. E a complexidade dessa língua te permite ter conversas ainda mais complexas com os nativos, te fazendo entender pontos de vista que só são possíveis de serem entendidos através do idioma russo (daí vem a famosa mentalidade russa que só pode ser entendida por quem fala russo, nem tente caso você não fale). O Idioma também te dá uma certa flexibilidade na hora de se expressar, te possibilitando expressar e compreender nuances impossíveis de serem traduzidas.

Olá Yulia, meu primeiro contato com a cultura Russa foi quando estudei o periodo Napoleonico  e li sobre a Campanha Russa e Guerra patriótiica da qual Napoleão sai derrotado. Após isto não paro mais de ler sobre a Rússia ( Revolução Russa, Batalhas da Segunda guerra etc.), não sou a favor de guerras muito pelo contrário mas a forma apaixonada e romântica como os Russos se dedicaram a defender seu território é arrebatadora. Após isto começo a ler alguns clássicos da literatura russa como Dostoyevsky, Tolstoy, Gorky, e Pushkin entre outros. Na decada de 80 tive a sorte de conhecer uma família russa que morou em Goiânia com qual mantive amizade e fui apresentado a culinária Russa pela qual me apaixonei. Pude observar que os russos são muito simples, emotivos e alegres, gostam de celebrar a vida e amizade e quando te acolhem é com muito amor, a cozinha é o ambiente onde te recebem muito bem. As mulheres tem participação ativa em tudo e são muito fortes emocionalmente. Consegui assistir alguns filmes russos, não são muito fáceis de se encontrar, a não ser alguns poucos clássicos como o Encouraçado Potemkin e Ivan o terrível. Existem alguns títulos no NetFlix, Trotsky e Os caminhos dos Tormentos eu recomendo. Espero conhecer São Petersburgo(Leningrado), Moscou , Volgogrado(Stalingrado) ,Nijni Novgorod(Gorki) e Samara(Kuibishev) pela importânica histórica destas cidades.  

Спасибо

Está sendo fantástica a minha experiência com o aprendizado da língua russa com a Profa. Yulia.

Usando de uma pedagogia prática e divertida a Profa. Yulia me estimula com ótima técnica a crer que é possível não só aprender o russo, mas crer também que é possível ler as obras russas e aprender mais a entender a um povo guerreiro e combativo em sua própria história, cheia de fascinantes mistérios e lições.

Estudando no ritmo que me é possível vou desbravando um idioma muito rico em significado e comunicação especial.

Creio muito no que se pode fazer e conseguir com a técnica certa aplicada pela professor que veio para ensinar a gostar de estudar, aprender e falar o russo que sempre desejei.

Здравствуйте
Меня зовут фабиана.
Очень приятно!
Я была в России четыре года назад.
Я была в Москве и в Петербурге.
Я любила Россию.
Мне нравится русская литература: Достоевский, Тургенев, Пушкин…
Я хочу читать книгу по-русский.
Я учусь в школе в Бразилии.
Я знала Юлию в интернете и я думаю, что она – хорошая преподавательница.
До свидания.
Спасибо

Fiquei encantado em participar do seu projeto e,  desde já, me sinto honrado e agradecido pelo convite. 

A Rússia entrou na minha vida pela literatura; depois, a cultura me proporcionou sonhos tão graciosos e que me via vivendo os encantos daqueles momentos. 

Precisava entender o idioma para me transportar de vez para aquele sonho, e,  o contato com a senhora está tornando realidade um sonho, uma vida, me aproximando cada vez mais da Rússia. 

Meu nome é Renata Helena Rosica,  sou jornalista, tenho 53 anos e vim para a Rússia para fazer mestrado em jornalismo internacional. Na Universidade Russa da Amizade dos Povos, em Moscou, esse curso é voltado para a Eurásia. Por que a Rússia? Honestamente? Era onde me via mais segura num mundo onde o fascismo renascia. Aqui até as pedras sabem o perigo que o fascismo representa.

Eu não falo nenhuma língua estrangeira. Estudei minha infância e juventude em escolas públicas pelo interior de São Paulo e no currículo da Ditadura, nada ali te incentivava a crescer intelectualmente. Em 1987 entrei em jornalismo na PUC-Campinas e abandonei antes de acabar para trabalhar. Em 2013 resolvi voltar para a universidade e me formei, enfim, em 2016.

Em 2017 planejei uma viagem para a Rússia para acompanhar as comemorações dos 100 anos da Revolução de Outubro e fiquei pensando…e se eu puder estudar lá? Mas russo? E daí, sempre achei lindo. Não vim em 2017 para as comemorações mas vim em 2018 para ficar. É difícil? É. Mas é desafiador. O que é fácil na vida? Só ficar observando ela passar. Meu conselho? Venham. A Rússia exala conhecimento, história, cultura. 

Para mim, “véia que sou”, um ano na Faculdade de Idioma Russo na RUDN para o mestrado é pouco. Sabe quando você sente que tá quase lá? Os bloquinhos de lego do russo estão se encaixando, mais lento do que queria mas estão. Em julho eu volto para a Brasil, meu pai está doente e preciso ficar perto da família. Mas vou continuar estudando, no final do ano posso começar o processo de bolsa de estudo e se tudo der certo, no início do ano que vem mando meu projeto de mestrado, em russo.

Yulia, use como quiser, corte o que achar demais. Fique a vontade.

Semana que vem nos falamos da minha apresentação,  parece que não tem áudio na sala, preciso confirmar isso, sem falta. Obrigada. Espero que seja útil o que escrevi.

Abraços,  Renata Rosica

Eu tenho um laço interessante como idioma russo já que na minha familia tenho avós que vieram da Estonia ( que tem idioma próprio – Estoniano), e durante muito tempo este país ficou sob o dominio da USSR.

Neste tempo, minha familia nos enviava brinquedos, doces, e souvenirs das Olimpiadas de 1980 por exemplo. E crescendo nos anos 80, sempre tive aquele interesse pelos filmes de espionagem e guerra fria. Na minha familia meu pai sempre foi muito estudioso de idiomas, e isso passou de pai pros filhos. Uma grande frustração do meu pai,foi provavelmente nos anos 70 ele ter morado na Europa,enquanto estudava, ter visitado quase todos os países, mas não conseguiu entrar na USSR , e com isso não conseguiu conhecer o pais de origem de meus avós.  Meu pai faleceu faz alguns anos, e nunca teve outra chance de tentar esta visita.

Neste ano, eu vou enfim conseguir completar este ciclo. Estou com passagem marcada e tudo reservado para ir para Moscou, St Petersburg, e Tallinn  em Junho. 😊

Eu já tentei algumas vezes iniciar os estudos da lingua Russa, tive alguns amigos me ajudando , Roommates Ucranianas me ensinaram o alfabeto por exemplo.
Mas ainda assim estava aprendendo o Ucraniano, e não o Russo. Com os seus videos “Falarei Russo em 30 dias” tenho desenvoilvido muito mais em10 dias do que aprendi em várias tentativas. Espero conseguir completar todos os videos e poder te escrever de volta um curto texto desta vez em russo.

Tenho usado outras fontes para expandir vocabulário e ter outras dicas, mas com certeza o seu curso está sendo a fundação do meu aprendizado. Agradeço o seu contato pelo Instagram, e espero poder postar muitas coisas legais da minha visita a Rússia.  E quem sabe alguns videos com algumas conversas em Russo também. Ouvi em um de seus posts que você estará em junho iniciando mais um curso. e que pelo que entendi você estará na Rússia. se estiver em Moscou no final de Junho inicio de Julho, terei o maior prazer em participar de suas aulas e dar um testemunho do meu aprendizado.

Bom, sei que meu texto foi muito maior do que os 3 -4 paragrafos que você me pediu no Instagram. Mas acredito que deu uma idéia melhor sobre meu interesse, minha vontade, meus esforços para aprender mais sobre o idioma e a cultura Russa. Espero que esteja aproveitando sua visita a Moscou.

Obrigado pelo contato. Atenciosamente, Andre Rammi.

Aprenda a língua russa rápido!

Quer aprender russo assim como meus alunos? Conheça meus métodos de ensino!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saber mais