Receita de Estrogonofe original russo

por Yulia Makarochkina
estrogonofe-russo

Estrogonofe original russo 

A origem do Estrogonofe

Strogonoff ou Bœuf Stroganoff é o prato principal mais famoso de origem russa, composto por pedaços de carne picadinha, cheia de molho cremoso, geralmente feito de creme de leite fresco. A primeira receita de “carne em estilo Stroganov, com mostarda” foi publicada no livro “Um presente para jovens donas de casa”, da Elena Molokhovets, em 1871. O prato é nomeado após o conde Alexander Grigorievich Stroganov (1795-1891).

Elena Molokhovets "Um presente para jovens donas de casa"
Elena Molokhovets “Um presente para jovens donas de casa”

Segundo a versão principal, o prato foi criado pelo cozinheiro francês Andre Dupont, que trabalhou na residência de conde Strogánov. Este prato já conquistou as cozinhas brasileiras, porém a receita original pode ser diferente da versão brasileira.

Descubra as dicas de como preparar o famoso Estrogonofe de forma original sem muita dificuldade

estrogonofe-russo

Receita de Estrogonofe russo

Print
Nutrition facts: 200 calories 20 grams fat
Rating: 5.0/5
( 1 voted )

Ingredients

  • Coxão mole ou filé mignon
  • Pão torrado
  • Ervas sem glúten
  • Cebolinha roxa
  • Cenoura
  • Farinha de trigo
  • Creme de leite fresco
  • Tempero a gosto

Instructions

  1. Escolha a carne macia. Na receita original, é usada carne de vitela, já que possui uma suculência maior. É bom picar tudo em cubos menores de 4 cm para que o molho penetre a carne. É bom escolher coxão mole ou filé mignon.
  2. Esqueça de batata palha. A forma brasileira de comer Strogonoff é diferenciada, porém não muito recomendada pelos nutricionistas. Além de não contribuir de forma alguma ao sabor do prato, ela prejudica a sua saúde, então se sentir muita vontade de colocar alguma coisa no meio, opte por pedaços pequenos de pão torrado com ervas sem glúten, esta será uma ótima opção.
  3. Ao fritar a carne, evite colocar muita água na panela. Sim, é preciso colocar água na carne para dar um sabor ao molho e evitar que a carne queime, mas adicione aos poucos, sempre deixando a carne dourar direitinho ( ao menos que seja fã de carne cozida) . É bom adicionar cebolinha roxa bem picadinha e cenoura, será uma alternativa mais saudável para família.
  4. Um ponto importante na hora de fazer o Strogonoff : os russos gostam de colocar um pouco de farinha de trigo para refogar com carne e molho, o molho é geralmente feito de creme de leite fresco em vez da caixinha. Tente fazer o seu strogonofe mais saboroso do jeitinho russo e aproveite!

Notes

O mais importante na hora de fazer Strogonofe é buscar equilíbrio entre temperos e o sal do molho. Use e abuse de temperos saudáveis secos como manjericão e orégano, em vez de sazon ou outros temperos do supermercado. O sabor do prato depende muito do tempero e a forma de preparar o molho.

Por fim, seria bom destacar um pouco de como o Estrogonofe foi ficando mais e mais famoso mundialmente: ele conquistou a Rússia pela simplicidade de preparação e começou uma marcha triunfal pelo mundo, daí a receita clássica foi enriquecida com detalhes. Antes da revolução, assim chamada  “carne frita russa” ganhou popularidade em Paris, a partir daí em toda a Europa, e depois de 1917, juntamente com os emigrantes, através da China chegou às costas da América. Na China Strogonoff é tradicionalmente servido com arroz ou macarrão. O prato é extremamente popular nos países escandinavos – os suecos adoram suas “salsichas em um estilo Stroganov”, e os noruegueses preparam um estrogonofe de um produto semiacabado seco (uma espécie de substituto de carne seca).

E você? Gosta de Estrogonofe? Qual é a sua receita? Deixe nos comentários e compartilhe as suas ideias com outros.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saber mais