Os dialetos da Rússia e os idiomas falados

por Yulia Makarochkina
Dialeto russo

Estado atual do idioma russo

O idioma Russo em seu estado atual é uma das línguas mais ricas do mundo. Sua singularidade é composta por lexemes com muitos significados e sinônimos e uma enorme variedade de vocabulário. As possibilidades de formação de palavras o enriquecem com inúmeras formas verbais.

Algumas estatísticas sobre o idioma russo:

1. A língua russa é a oitava do mundo em número de falantes e em quinto lugar no número de falantes fluentes.

2. Entre os idiomas europeus, é o mais difundido por área de uso e pelo número de residentes europeus que o falam como nativo.

3. O Russo também é o mais comum de todos os idiomas da família eslava.

4. Pelo número de traduções, nossa língua é a quarta do mundo.

5. O Russo também ficou em segundo lugar em popularidade e uso na Internet.

6. O número total de pessoas que falam russo no último ano foi de aproximadamente 260 milhões.

Russo, a língua mais popular da Europa

Russo, a língua mais popular da Europa

Território russo

A Rússia é um território vasto, e a fala (como base da comunicação entre os residentes) em diferentes regiões não pode deixar de ter suas próprias diferenças e características. Ao longo da história, dialetos e sotaques se desenvolveram para que os moradores de áreas remotas não entendessem facilmente algumas das palavras e expressões um do outro.

Dialeto russo

No século XX, o número de falantes de dialetos tradicionais diminuiu devido à introdução da educação geral (com treinamento em normas literárias), ao desenvolvimento da mídia e ao crescimento da migração populacional.

Agora, os falantes dos dialetos são principalmente idosos residentes em vilarejos e aldeias remotas. O discurso dos cidadãos em todo o país varia um pouco. Como regra, a presença de gírias e regionalismos nele é limitada por palavras ou métodos de pronúncia especiais.

Idosos em aldea russa
Idosos em aldea russa

Na Sibéria e Altai, ainda existem algumas palavras dialéticas (algumas das quais são chamadas de vernáculo). Assim, por exemplo, qualquer ação pode ser indicada pelo verbo “этать” que é equivalente ao “ coisar” pelo significado. As diferenças nos dialetos dos moscovitas e petersburgos já se tornaram “lendárias”.

Siberianos
Siberianos

A Rússia é um país multinacional e, portanto, multilíngue. Os acadêmicos de linguística confirmam a existência de pelo menos 150 idiomas – o idioma russo, que é falado por 97,72% da população na Rússia, e o idioma do povo Negidal, um povo pequeno (apenas 622 pessoas!), Morando no rio Amur, são igualmente levados em conta.

Sotaques e formas de falar a língua russa

Algumas línguas são muito parecidas: as pessoas podem falar do seu próprio jeito e, ao mesmo tempo, se entender perfeitamente, por exemplo, russobielorrusso, tártaro – baskir, kalmyks – buryats. Em outras línguas, embora elas também tenham muito em comum – sons, algumas palavras, gramática – eles ainda não concordam: o Mari com o Mordoviano, o Lezgin e o Avar. E, finalmente, existem idiomas – os cientistas os chamam de isolados – não como nenhum outro. Estas são as línguas dos Kets, Nivkhs e Yukagirs. Afinal, vale lembrar que o Brasil tem a mesma característica, alguns sotaques se destacam mais e chamam mais atenção, influenciados pelo multiculturalismo. O que você acha de aprender a falar Russo de forma que entenda o seu interlocutor? Clique aqui e confira o meu curso!

1 Comentário

João carneiro Fevereiro 26, 2020 - 19:39

Percebo que o caminho é longo!!! Mas vamos a ate ele.

Responder

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saber mais