O primeiro encontro do brasileiro com o idioma Russo pode ser assustador: normalmente as coisas que mais provocam medo são: a pronúncia, o alfabeto cirílico, a quantidade enorme de sons ch, tch, chtch nas palavras etc. É completamente natural sentir medo e insegurança, pois tudo não explorado é bizarro. =)
Porém, largar as coisas no meio pode virar um hábito constante, por isso eu quero te ajudar buscar inspiração para continuar e não dar passo para trás. Siga as minhas dicas e sempre busque apoio de outras pessoas que estão na mesma luta
Quer adquirir fluência em 1 mês e sem muito esforço?
Todo mundo quer aprender uma língua rapidamente, não seja um(a) dos que acreditam que dá para falar Russo que nem um moscovita fala em 2-3 meses. É simplesmente impossível. Em algum momento você inevitavelmente alcançará um ponto que não vai mais querer estudar, pois “ já passaram 3 meses e eu ainda não sei entender os vídeos do Youtube” . Não desista, continue a estudar e logo você sentirá que deu um enorme passo à frente. Seguindo um método certo 40 horas de estudo e você fala em um nível básico!
Faça amizade com um falante nativo e comunique-se com ele o mais rápido possível.
Há muitos russos que procuram conhecer brasileiros pela Internet. Sinta-se à vontade para dialogar com eles e conversar sobre qualquer assunto. Não tenha medo de falar e escrever com erros. Afinal, quando as pessoas se comunicam em sua língua nativa, essas ninharias não as impedem. Crie o número máximo de situações para comunicação e aprenda a aproveitar amizades para conversar mais.
Medita nos horas vagas!
Sim, pode parecer uma dica bastante bizarra, porém seu estado espiritual e você interno são as fontes de inspiração e força de vontade. Há muitas coisas que podem te fazer desistir do seu objetivo, entre elas estresse, ansiedade, ataques de pânico, rotina do dia a dia. Medita, escute a música relaxante e não esquece que chá de camomila pode acalmar qualquer tempestade =)
Fale Russo em casa.
Deixe anotações em Russo na sua geladeira, na agenda, mude o idioma do seu celular para Russo. Se alguma coisa se tornar a parte da sua vida, será muito difícil tirá-la de você, pois no momento que você não estará mais fazendo anotações e falando Russo com frequência, provavelmente você vai sentir uma falta sem nem saber o que está faltando. O nosso cérebro gosta muito de ações repetitivas, use isso para o seu benefício.
Começa a leitura no formato “ bilíngue”
Há milhares de livros que têm 2 versões : em Russo e Português ´para que o leitor possa ler entendendo , se precisar, as palavras desconhecidas. É muito prático para quem gosta da leitura e quer aplicá-la na aprendizagem
Poupe a sua auto estima.
É muito importante acreditar em si mesmo e sentir que você CONSEGUE. Auto estima baixa pode prejudicá-lo e deixar incertezas no lugar onde você MAIS PRECISA de certezas. Aprende uma música em Russo para dançar, cantar e sentir prazer. Assim você vai criar um vínculo entre as coisas que te trazem felicidade e aulas de Russo =)
Entenda por que você às vezes quer desistir
É o ponto principal. Seja honesto com si mesmo (a) respondendo a essa pergunta.
O obstáculo de muitos é a falta de progresso.
Mas você segue esse progresso? É como perder peso sem pesar. Como fazer alguma coisa, mas sem saber se é bom ou não. Adquira o hábito a cada semanas (ou um mês) fazer uma revisão e comemorar seu progresso!
Por exemplo, uma carta. Mantenha um caderno separado, onde você vai escrever uma pequena história ou carta a cada mês, não se esqueça de especificar a data e quanto tempo foi gasto com sua obra . E com o tempo, você notará que a escrita se tornou muito melhor e mais rápida. Progresso? Progresso!
Não tenha medo de procurar a minha ajuda , se precisar.
Somos seres sociais e frequentemente o apoio e atenção dos outros é um poderoso motivo para continuar. Lembre-se do ditado do Winston Churchill : O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.
Você tem vontade de aprender a Língua Russa? Conte nos comentários o que te motiva a aprender russo!