Trajeto de Moscou a Vladivostok
A estrada Transiberiana é uma ferrovia de 9289 km, que liga Moscou a Vladivostok. A Ferrovia Transiberiana atravessa oito fusos horários e leva sete dias inteiros para percorrer todo o trajeto de Moscou a Vladivostok sem paradas. Hoje ainda é a ferrovia mais longa do mundo.
O melhor dos diamantes da coroa do Império Russo
Houve um tempo em que a Ferrovia Transiberiana foi proclamada “o melhor dos diamantes da coroa do Império Russo”; já então esta rota foi criando interesse do mundo inteiro, atraindo muitos viajantes – e agora as pessoas simplesmente gostam de fazer esta viagem de trem. Talvez seja uma espécie de nostalgia de um passado glorioso, talvez seja uma sede de ver com seus olhos o milagre da engenharia, um símbolo surpreendente do homem da vitória que conquistou a natureza.
No entanto, é claro, que a Ferrovia Transiberiana combina de maneira única as ideias românticas sobre viagens e consegue se destacar de qualquer outra experiência; Tudo isso faz da viagem uma das principais aventuras da vida.
Todo estrangeiro que quer visitar a Rússia está interessado em saber como é possível fazer uma viagem única ao longo da Ferrovia Transiberiana. Para eles, este é um tipo de desafio, para conhecer a Rússia toda de uma vez.
Com o tempo, essas viagens se tornaram atraentes para os próprios russos: em primeiro lugar, os fãs de futebol escolheram a rota e depois os demais interessados. Eles foram seguidos por viajantes comuns e cada ano o número só aumenta. Por que vale a pena?
A Transiberiana é uma rota comercial, na verdade a única que atravessa o país de oeste a leste, de Moscou ao Oceano Pacífico. Ela representa mais de 9.000 km de uma ferrovia eletrificada de duas pistas, que transporta carvão, ferro, todos os tipos de minerais, gás e petróleo, equipamentos industriais e quaisquer outros bens de consumo, é uma jornada ao longo da estrada que atravessa a Sibéria e conecta todos os cantos da Rússia.O caminho passa pelos lugares mais interessantes da Rússia. Há 87 cidades, das quais as mais atraentes para turistas, além de Moscou e Vladivostok, são Yaroslavl (ou Nizhny Novgorod, dependendo da rota), Yekaterinburg, Novosibirsk, Irkutsk. A Transiberiana passa pelo Lago Baikal pelo sul, e você pode apreciá-los da janela do trem. Além de mudar gradualmente as paisagens da Rússia Central, dos Urais, da Sibéria, da Transbaikalia e do Extremo Oriente.
A estrada de ferro Transiberiana cruza 16 rios russos principais, incluindo o Volga, Kama, Ob, Yenisei, Irtysh e Amur. A ponte sobre o rio Amur é a mais longa nesta ferrovia: cerca de 2 quilômetros e meio. Na rota do trem, dependendo da rota escolhida, de 70 a 160 pontos de parada, o estacionamento no qual durará de 1 a 40 minutos, mas em média – cerca de 20.
Como será a minha acomodação dentro do trem?
Onde eu vou ficar?
Antes de tudo, é importante escolher o nível de assim chamada privacidade social que você deseja. Se você é muito interativo e quer conhecer o máximo de pessoas possível, você pode optar por assento reservado que é um lugar no vagão compartilhado. A vantagem desse assento é o custo-benefício. Você terá assim chamado lugar de cama – como se fosse sofá onde irá dormir e usará para leitura, descanso. Além de você, haverá outros passageiros ao redor, então é bom tomar cuidado com seu celular, dinheiro e outras coisas para evitar roubos. Há um vagão-restaurante no trem, porém é muito indicado levar bastante líquidos ( água principalmente) ou alimentos não perecíveis.
Se você é bastante introvertido e quer um pouco mais de calma e espaço privado, opte pelo lugar no compartilhamento comum. O compartimento é simples e limpo. Existe ar condicionado, duas prateleiras dobráveis e duas prateleiras que se transformam numa cama em que os passageiros sentam-se ao lado da mesa, onde pode ser servida comida. É possível comprar água mineral, pãezinhos e biscoitos. No canto, haverá um conjunto limpo de roupa de cama. É uma opção mais confortável, mas vale saber que não há chuveiro e o banheiro é compartilhado.
As dicas que salvam as vidas durante a sua viagem
- Não deixe as coisas dispostas , mesmo se você só vai ao banheiro. Tenha cuidado, pois roubos e furtos são muito comuns , especialmente quando a vítima é estrangeira.
- Sempre verifique a validade da comida que compra ou consome. Infecção ou intoxicação durante a viagem é a pior de ocasiões.
- Leve um power bank , é sempre bom já que as tomadas podem ser ocupadas.
- Não compre a comida da rua, nem das pessoas que lhe ofereçam com muito amor e carinho. Pode ser que não tenha qualidade, afinal, há restaurante dentro do trem, é mais seguro.
- Leva livros ou carregue o seu Kindle. Você TERÁ MUITO tempo para leitura então aproveite.
- Se você é alérgico, é melhor não viajar na época do final do abril- começo do maio. Nesse tempo tudo floresce e por mais que seja lindo pode ser que seja um obstáculo para você
- Leve seu kit de higiene pessoal, compra bastante lenços umedecidos, pode crer que não vai se arrepender.
Um fato curioso : o Paulo Coelho já viajou pela Rússia e fez Transiberiana. Olha só a experiência dele nesse artigo
Artigo sobre a viagem de Paulo Coelho na Transiberiana