Estado atual do idioma russo
O idioma Russo em seu estado atual é uma das línguas mais ricas do mundo. Sua singularidade é composta por lexemes com muitos significados e sinônimos e uma enorme variedade de vocabulário. As possibilidades de formação de palavras o enriquecem com inúmeras formas verbais.
Algumas estatísticas sobre o idioma russo:
1. A língua russa é a oitava do mundo em número de falantes e em quinto lugar no número de falantes fluentes.
2. Entre os idiomas europeus, é o mais difundido por área de uso e pelo número de residentes europeus que o falam como nativo.
3. O Russo também é o mais comum de todos os idiomas da família eslava.
4. Pelo número de traduções, nossa língua é a quarta do mundo.
5. O Russo também ficou em segundo lugar em popularidade e uso na Internet.
6. O número total de pessoas que falam russo no último ano foi de aproximadamente 260 milhões.
Território russo
A Rússia é um território vasto, e a fala (como base da comunicação entre os residentes) em diferentes regiões não pode deixar de ter suas próprias diferenças e características. Ao longo da história, dialetos e sotaques se desenvolveram para que os moradores de áreas remotas não entendessem facilmente algumas das palavras e expressões um do outro.
Dialeto russo
No século XX, o número de falantes de dialetos tradicionais diminuiu devido à introdução da educação geral (com treinamento em normas literárias), ao desenvolvimento da mídia e ao crescimento da migração populacional.
Agora, os falantes dos dialetos são principalmente idosos residentes em vilarejos e aldeias remotas. O discurso dos cidadãos em todo o país varia um pouco. Como regra, a presença de gírias e regionalismos nele é limitada por palavras ou métodos de pronúncia especiais.
Na Sibéria e Altai, ainda existem algumas palavras dialéticas (algumas das quais são chamadas de vernáculo). Assim, por exemplo, qualquer ação pode ser indicada pelo verbo “этать” que é equivalente ao “ coisar” pelo significado. As diferenças nos dialetos dos moscovitas e petersburgos já se tornaram “lendárias”.
A Rússia é um país multinacional e, portanto, multilíngue. Os acadêmicos de linguística confirmam a existência de pelo menos 150 idiomas – o idioma russo, que é falado por 97,72% da população na Rússia, e o idioma do povo Negidal, um povo pequeno (apenas 622 pessoas!), Morando no rio Amur, são igualmente levados em conta.
Sotaques e formas de falar a língua russa
Algumas línguas são muito parecidas: as pessoas podem falar do seu próprio jeito e, ao mesmo tempo, se entender perfeitamente, por exemplo, russo – bielorrusso, tártaro – baskir, kalmyks – buryats. Em outras línguas, embora elas também tenham muito em comum – sons, algumas palavras, gramática – eles ainda não concordam: o Mari com o Mordoviano, o Lezgin e o Avar. E, finalmente, existem idiomas – os cientistas os chamam de isolados – não como nenhum outro. Estas são as línguas dos Kets, Nivkhs e Yukagirs. Afinal, vale lembrar que o Brasil tem a mesma característica, alguns sotaques se destacam mais e chamam mais atenção, influenciados pelo multiculturalismo. O que você acha de aprender a falar Russo de forma que entenda o seu interlocutor? Clique aqui e confira o meu curso!
1 Comentário
Percebo que o caminho é longo!!! Mas vamos a ate ele.